Perícia Médica

Faltar na Perícia Médica pode cortar ou Bloquear o Benefício -15/05/2022

INSS PoOrientações aos Beneficiários do INSS sobre Perícia Médicade Cortar Benefício Em Caso De Falta

Segurados do INSS que precisam passar por Perícia Médica daqui pra frente precisão ficar atento, pois o iNSS pode cortar benefício em caso de falta na perícia; entenda

Orientações aos Beneficiários do INSS sobre Perícia Médica

A orientação para ir ao posto, apesar da paralisação, é de Diego Cherulli, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Segundo ele, é importante respeitar o dia agendado mesmo que a pessoa não seja atendida. Via de regra, o instituto não poderia negar ou cortar benefícios quando há uma paralisação de servidores. Mas há casos em que isso acontece.

O QUE MUDA NA REMARCAÇÃO DA PERÍCIA?

Se a pessoa comparecer à agência e não for atendida, um funcionário da unidade poderá reagendar o exame, ou o interessado poderá pedir que lhe seja dado um comprovante de comparecimento.
Se o segurado for orientado a remarcar a perícia pelo telefone 135 ou pela internet — via portal ou aplicativo Meu INSS —, o reagendamento deverá ser feito no prazo de sete dias.
“O benefício só é suspenso se a pessoa faltar à perícia e não justificar a ausência ou não pedir a remarcação”, diz Cherulli:

NOVA OBRIGAÇÃO DOS SEGURADOS:

Caso não consiga o comprovante de comparecimento ou a remarcação da perícia no dia do atendimento na agência, o segurado ainda terá a opção de ir à delegacia e registrar uma ocorrência, informando que esteve no INSS para a perícia médica e não conseguiu um documento comprovando que o exame não foi realizado.

O QUE VOCÊ PRECISA FICAR ATENTO


É importante respeitar o dia agendado da Perícia Médica mesmo que a pessoa não seja atendida

“É importante pegar nome completo e matrícula do servidor. Eles são obrigados a dar esses dados”, completa.

Caso não possa ir ao INSS, o segurado tem como pedir a remarcação pela central telefônica 135 e pelo Meu INSS. No entanto, pontua Cherulli, caso não compareça no dia marcado e não ligue ou acesse a web para reagendar o exame, o INSS vai negar ou cortar o benefício.

Nova recomendação do INSS para todos:

De acordo com o INSS, o segurado que já recebe auxílio por incapacidade, em caso de impossibilidade de atendimento pela perícia médica, pode, em até sete dias após a data inicialmente agendada, solicitar a remarcação pelo 135.


De acordo com o órgão, o benefício já concedido fica garantido nos termos de uma ação civil pública, que determinou que o INSS deve manter o pagamento até a data do exame, quando o segurado tiver apresentado um pedido de prorrogação, e o INSS não o tiver atendido.


Qual o prazo Máximo para remarcação no INSS ?


Por Lei todo segurado só pode fazer uma remarcação por Falta justificada .
O Segurado tem 3 prorrogações de auxílio Doença
E se faltar a perícia sem justificativa o INSS pode optar por bloquear , suspender ou cancelar o benefício e o segurado ter que começar do Zero , fique ligados.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo